Bicicleta Dupla

A ideia de montar uma bicicleta personalizada e que ainda soma o fato de poder estar junto com quem você gosta sempre me fascinou!! Esse projeto começou a ganhar vida e eu gostaria de compartilhar essa experiencia a vocês para demonstrar e sanar duvidas e até motivar quem também quer dar vida a essa ideia! Primeiro quero tentar mostrar oque não deve ser feito para que não aconteça a frustração de começar dando tudo errado e desanimar a ideia, bem como instruir e alertar oque pode ser feito ou não. Basicamente a ideia é simples vou tenta descrever.


Se você conseguiu duas bicicletas iguais, e quase automático e logico que ao serrar uma atrás do banco (foto acima) e desmontar a outra na parte do garfo e guidão de direção você estaria a um passo de construir sua bicicleta dupla (foto abaixo).



Devo alertar que não! hehe! Problema disso é que ela não seria funcional, fica quase impossível fazer ela andar utilizando o jeito tradicional de se construir e concertar uma bicicleta. Primeiro nota-se que é visível que a traseira fica mais baixa que a dianteira e logo o primeiro problema aparece pois as coroas dos pé de velas não alinham oque mais tarde você vai ver é uma grande dor de cabeça. Vou tentar descrever oque acontece e dar um exemplo na foto abaixo como se fossemos colocar uma correia em sua bicicleta montada nesta maneira (as linhas em vermelho seria a correia).

foto1


foto2


Atente-se ao detalhe na coroa do pé de vela traseiro (foto1), presumindo que fosse colocado uma correia unica na bicicleta oque é mais comum quando se fala em bicicleta dupla seriam necessárias 2 correias inteiras mais um pedaço de 10 cm de uma terceira correia para fazer a função correta de uma correia na bicicleta. Ainda assim sabendo que seja necessário um movimento de impulso para a frente nos dois pé de velas juntos para que a bicicleta ande. Neste caso no pé de vela traseiro não teria correia necessária para exercer a força minima para que o mesmo seja funcional e por consequência disto ainda ficaria derrubando ou atrapalhando o pé de vela da frente e se for olhar ainda mais detalhado vê que a correia nem vai tocar na parte de cima da coroa do pé de vela traseiro oque faria o mesmo ser inutilizável (foto abaixo).    



Agora o segundo problema que se tem é o problema estrutural em duas partes diferentes. Primeira parte é que ela vai ficar frágil pode rachar quando duas pessoas subirem em cima, porem isso é bem fácil de resolver basta colocar mais um cano no quadro na parte inferior interligando os dois pé de vela (foto abaixo).



Na segunda parte temos oque ao meu ver é gravíssimo e em quase todos projetos as pessoas cometem, as medidas da bicicleta quando unidas dessa forma acabam descaracterizadas e ignoradas bem como reduzidas. Para quem senta-se atrás há um desconforto pois ficou um estreitamento de quase 20 cm tornando assim muito desconfortável você acaba batendo os joelhos e fica ergonomicamente torto e acaba cansando rapidamente e oque erá para ser prazer vira incomodação e por ai vai (foto abaixo).



São esses desafios e problemas que gostaria de demonstrar aqui e sempre temos levar em consideração ao iniciar a ideia do projeto de uma bicicleta dupla. Acima de tudo temos que pensar na funcionalidade para que não acabe virando um grande estorvo em sua casa. Pensando em todos esses fatores criei a minha bicicleta que compartilho com vocês logo abaixo com as devidas soluções que encontrei para fugir desses desafios.

Na montagem do quadro atente-se ao alinhamento que sera detalhado mais abaixo. Eu também recomendo não pintar sem antes montar uma vez no minimo para ver como ficou a sua bicicleta dupla. Após acertar o quadro revise e refaça as soldas de maneira que as mesmas fiquem o  mais próximo possível da perfeição. Só então mande se possível para o jato de areia ou lixe ate o ferro para que a pintura também por sua vez fique perfeita, utilize sempre prime PU para que dure muito mais tempo a sua tinta e conserve soldas e o próprio quadro.



É necessário para sucesso da fabricação de um quadro de bicicleta que a coroa do pé de vela fique no alinhamento exato com a catraca da roda traseira. Neste caso em particular da solução em que utilizei isso foi alterado um pouco, como tem uma coroa a mais eu tive que ganhar 1,5 cm de recuo no pé de vela traseiro para adicionar mais uma coroa e que a mesma fique alinhada com a catraca atrás e a outra alinhada com a coroa do pé de vela da frente.

 


Então apresento oque escolhi na internet como a minha solução ideal para o problema da correia. Lembrando que se você utilizar os pé de vela de uma bicicleta de marcha fica bem mais fácil de fazer usa bicicleta dupla. Eu resolvi fazer assim porque pretendo manter características de uma bicicleta antiga. Ao adicionar uma segunda coroa no pé de vela traseiro ficou resolvido meu problema de cair a correia ou não conseguir pedalar normalmente oque é comum em bicicleta dupla. Lembrando novamente que você tem que alinhar a coroa interna com a catraca de trás e a coroa externa com a outra coroa do pé de vela da frente. Mas fazendo isso cria-se outro problema como colocar a correia em dois pé de vela que não tem regulagem?! Utilizando um esticador de correia entre as duas coroas dos pé de velas e deixando a correia um elo maior.

  



Por fim quanto ao problema estrutural, escolhi aumentar o quadro em quase 20 cm e deixar um vão entre o banco da frente e o guidão traseiro fiz isso trocando os dois canos originais da bicicleta traseira, colocando estes dois canos retos de fora a fora dando mais conforto a ambos usuários e mais rigidez e espaço do que tinha com tamanho original de uma bicicleta dupla por fim deu uma aparência mais robusta no meu ponto de vista.




Detalhes ao freio: Utilizei dois freios ferradura apenas da dianteira pois não necessito de muito mais que isso para parar a bicicleta mesmo com duas pessoas.

 


Pintura e finalização:

Após o acerto da bicicleta, e necessário se certificar que tudo foi testado e ajustado quando ela ainda está sem a pintura para não correr problemas depois. Gosto de utilizar sempre tintas PU, sigo sempre a sequencia: Lixar, aplicar o fundo, lixar com lixa fina, aplicar a cor clara, mascarar as artes, aplicar a cor escura e ainda se necessário selar tudo com verniz PU se necessario. Quanto a pressão e equipamento você encontra todos detalhes na internet em pintura PU.

Vou tentar detalhar ao máximo como foi feita a pintura da bicicleta divido por partes das peças que compõem essa bicicleta dupla. Necessitamos saber antes da pintura oque queremos fazer quais cores, e quantas vão ser utilizada e toda parte de gráficos em para não haver duvidas na hora de executar o trabalho da pintura. No meu caso me foquei e me espelhei em bicicletas antigas em uma em especial.

Abaixo a ideia de como ia ficar o projeto baseado na bicicleta que me espelhei:



Após a definição das cores inicio-se a parte da pintura.


Rodas:
Eu defini que o aro seria sem cor e miolo da roda o restante seriam nas cores da bicicleta.

Após isolar a area que nao vai receber a tinta apliquei o prime:



Logo após secar apliquei a cor mais clara nesse caso seria um filete na borda do aro.



Depois é necessário isolar (fita verde na foto abaixo demonstra onde fica o filete) a área que correspondente a cor que a peça está pintada a só então sera aplicar a ultima cor.



As cores são aplicadas de camadas em camadas de acordo com o numero de cor o processo re repete, no meu caso foram 3 sendo que o alumínio já é nativo do aro. Ultima camada de vermelho aplicada é só aguardar secar para montagem da roda, eu instalei os pneus ainda com as fitas de mascaramento só foram retiradas após a roda estar montada, fiz isso com pneu vazio logicamente.

 


Peças em geral:
O processo de pintura e se repete para as demais peças garupeira, garfo, para-lamas. Fundo, cor clara e cor escura.

Fundo prime PU:
                         
 


Aplicando cor clara:                                          Aplicando cor escura:

 


 Após remoção das mascaras:                          Peças pronta para instalar:

 


Parte do quadro: 

    Aplicação massa, lixa, prime:                        Aplicando cor clara:                            

  

 Aplicando cor escura:



Resultado após remover mascara:




Montagem:





Resultado:
 

 







 Eu pretendo melhorar a parte de acessórios, bancos antigos, farol antigo, punhos antigos, pedais antigos em fim... Essas coisas mais clássicas somente. Espero que tenham gostado e estou a disposição para esclarecer duvidas. Gostaria de deixar um abraço especial aos amigos que me ajudaram...